quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Fatores que Influenciam a Sua Renda - Corrupção

Engana-se quem pensa que a corrupção está presente apenas no meio político. Ela também se entranha no mundo corporativo, nas relações pessoais de forma geral. Está presente em todas as camadas e níveis sociais. Pode ser dito que onde há poder existe uma brecha para haver contravenções, troca de favores, corrupção, tudo depende da ética.

Corrupção no nível político:
Por causa da corrupção, uma parcela das verbas públicas é desviada e nunca atinge os seus alvos (saúde, educação, transporte, segurança...), fazendo com que os impostos pagos não tenham um retorno justo para a população ao causar reduções no investimento público de maneira geral.
Se houvesse menos corrupção no nível político, certamente a carga tributária seria reduzida e a máquina do governo trabalharia mais eficientemente, atendendo melhor à população e o dinheiro desembolsado pelo povo poderia ser menor.

Corrupção no nível empresarial/coorporativo:
Ocorre quando empresas aceitam ou pagam propina para órgãos regulamentadores, quando sonegam impostos, subornando a fiscalização, quando pagam para receber certificações, vencer licitações ou concorrências, entre outras formas. Todo tipo de contravenção, que no fim das contas acaba pesando no bolso dos próprios funcionários da empresa ou mesmo do contribuinte, que têm de pagar pela falta de ética de poucos.

Corrupção no nível pessoal:
estátua, leão, banco, imposto, passivo
Leão por Diego Juliano
©CameraNeon.com
No nosso dia-a-dia passamos ou testemunhamos diversas situações em que a corrupção atinge o nível mais elementar da sociedade: os cidadãos. Por exemplo, quando alguém paga propina a um policial, para não ser multado, ou aceita algum favor político em troca de voto, ou ainda quando se paga para ter certeza de ser aprovado em algum concurso ou prova, ou quando se utiliza carteira falsa de estudante para pagar meia entrada em eventos culturais.

Todas estas situações exemplificadas anteriormente levam a que muitos acabem pagando para o benefício ou regalia de poucos e com isso, quem anda dentro da lei, vivendo de forma ética, acaba por ter seus gastos afetados ao ter que pagar mais impostos ou preços mais caros devido à sonegação, desvios de verbas, de mercadorias e outras situações facilitadas pelo “jeitinho brasileiro”. Conseqüentemente a corrupção leva a uma degradação geral da renda do cidadão.

Para compreender outros fatores que podem afetar a sua renda, siga este link.

Nenhum comentário: