quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O Real Custo das Decisões - Tempo é Dinheiro 3

Para demonstrar de mais uma forma como o tempo pode estar a seu favor, quando o assunto é dinheiro, foram feitas mais duas simulações.
Na primeira, temos o caso de uma pessoa recém formada na universidade que investe todo mês uma parte do seu salário (R$500,00) na renda fixa, ao longo de 15 anos, e depois deixa este dinheiro parado, rendendo os juros por mais 20 anos, quando planejou se aposentar.
No segundo caso é simulado um plano de aposentadoria tardio, no qual a pessoa começou a fazer seu pé-de-meia 15 anos antes de se aposentar. Neste período foram investidos os mesmos R$500,00 por mês, e foi considerada a mesma taxa de juros, de 0,7% ao mês, referente à de uma renda fixa.

Simulação da primeira situação:
Simulação da segunda situação:
Veja o esquema a seguir:


Depois de tais demonstrações fica óbvio que o tempo pode ser um grande aliado nas suas finanças pessoais. Com a incidência dos juros no período, temos que quanto antes se começar a poupar, melhor.
Esta análise foi feita para uma aplicação em renda fixa, o que significa que os riscos de perda de capital no decorrer do período são muito baixos.
Dinheiro traz dinheiro e para quem tem paciência e alguma orientação ou conhecimento sobre como investir seu capital (leia-se educação financeira), o tempo pode trazer dinheiro também.
Então, é importante que com estas simulações e análises permaneçam as idéias de que quanto antes se começar a acumular capital, maior será a quantia acumulada no futuro e de que os juros combinados com o tempo podem ser um grande aliado para quem guarda e investe seu dinheiro, assim como um grande vilão para quem tem alguma dívida a ser paga.

Entender como o tempo pode ser seu aliado é importante para não cair nas armadilhas do cartão de crédito!

Nenhum comentário: