sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Fluxo de Caixa - Orçamento Doméstico

O orçamento doméstico é uma ferramenta de grande utilidade e importância para qualquer pessoa. Ele é comparável ao fluxo de caixa de uma empresa, a partir dele é possível saber exatamente quanto é sua renda mensal e o quão grandes são os seus gastos. Melhor ainda, ele deixa claro quais são as suas fontes de renda e para onde está indo o seu dinheiro todo mês.
A partir do orçamento doméstico, a percepção de problemas financeiros é facilitada, fica mais simples identificar que os gastos estão extrapolando os rendimentos, ou que tipo de despesas estão pesando mais no seu bolso. Isso vai fazer com que providências possam ser tomadas mais rapidamente, para correção do rumo da sua vida financeira e para que seus objetivos sejam alcançados.
Fazer o orçamento, quantificando tudo que entra e sai dos seus bolsos, da sua casa pode ser uma tarefa rápida e enriquecedora para o seu auto-conhecimento e da sua família. Aqui teremos o espelho do que gostamos de fazer, aonde damos preferência para aplicar os rendimentos. Além disso, passamos a ter noção do quanto impostos, alimentação, saúde e outros itens básicos para a nossa vida consomem considerável parte do salário, deixando-nos apenas uma porcentagem do que recebemos para momentos de lazer, compras de supérfluos e investimentos.
Conhecer o rumo do dinheiro desde sua entrada até a sua saída possibilitará um planejamento mais realista seja feito. Dará-te noção das suas despesas ao longo do tempo e conseqüentemente do quanto pode ser economizado em determinado período. Sabendo o potencial para guardar e investir dinheiro, você será capaz de calcular e fazer previsões de quando terá determinada quantia em caixa, para aplicar nos mais diversos fins planejados (casa, carro, viagem, abertura de uma empresa...)
Depois de bastante pesquisa sobre o assunto, eu vi algumas planilhas de orçamento doméstico espalhadas pela internet, mas a que melhor se encaixou com meus padrões foi uma que me foi indicada durante um curso que eu fiz na BOVESPA, no Projeto Educar. Segue o link da página onde esta planilha pode ser encontrada para download gratuito:
Aproveitem! Ela é bem flexível. Para quem não sabe usar o Excel muito bem ela já está automatizada (faz todas as contas de valores sozinha, basta você inserir as despesas e receitas).

Para mais opções de planilhas de orçamento doméstico, siga este link para uma outra página deste Blog.

2 comentários:

Unknown disse...

O link da planilha não existe mais, vc pode me enviá-la?

Diego Russo disse...

Ok! Eu achei um novo link: http://www.4shared.com/file/50894836/bb665c14/planilhaorcamentopessoal.html
Abs!