quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

+ Tabelas de Orçamento Doméstico

Para aqueles que estão interessados em planejar e controlar o seu próprio orçamento doméstico, diversas Tabelas-modelo estão disponíveis no site do Office, da Microsoft.
Criar a sua própria planilha tem os seus benefícios, como entender exatamente como ela funciona, mas o problema é que muitas vezes o design não fica muito atraente, ou pior, depois de um bom tempo passado a pessoa descobre que deixou passar algum detalhe que pode fazer uma diferença significativa nas contas finais.
Os modelos de tabelas de orçamento doméstico disponíveis servem não apenas para ajudar o usuário a ter um orçamento de fácil navegação, com um bom layout (aparência). Estes modelos de orçamentos servem também para dar ideias de itens básicos que devem ser considerados. Obviamente, cada caso é um caso, e após comparar modelos existentes e escolher a tabela de orçamento doméstico que mais se encaixa com o seu perfil, esta provavelmente ainda terá que sofrer alguns ajustes para se moldar à sua própria realidade.
Uma dica importante ao planejar o seu próprio orçamento é ter cuidado na hora de considerar as suas fontes de renda. Se você utilizar valores brutos, não se esqueça de inserir um campo para taxas e impostos como imposto de renda, INSS e qualquer outro desconto que você sofra já na folha de pagamento. Estes descontos de impostos devem ser adicionados em seu orçamento, para que fique claro exatamente quanto se espera conseguir juntar/gastar mensalmente ou anualmente.
Para aqueles que estão pensando em um planejamento mais de longo prazo, não é uma má ideia pensar na possibilidade de fazer o seu orçamento doméstico anual, e não apenas o mensal. Um orçamento anual pode ser muito útil para entender como pagamentos esporádicos, como o 13o salário, a devolução de imposto de renda, a participação nos lucros (…) vão influenciar no crescimento do seu capital.
Bom, por fim, fica a dica das tabelas de orçamento doméstico disponíveis online gratuitamente no site do Office. Se existe uma opção de começar a meio caminho andado, com uma boa aparência e funcionalidade, ela deve ser considerada.

Link para o site do Office com modelos de orçamentos:

Para aqueles que se dão bem com inglês, o link a seguir, contendo tabelas de orçamento (Budget) é recomendado também:


Importante: Antes de fazer o download das tabelas de orçamento, verifique se a versão do documento é compatível com a versão do seu Excel. Geralmente, planilhas de versões mais novas do Office (ex.: 2010) terão funcionalidade restrita em uma versão mais antiga (2003 ou 2007, por exemplo). Portanto, baixe planilhas compatíveis com a versão que você está utilizando ou mais antigas.

Nenhum comentário: