segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Como Fazer o Seu Planejamento

Aqui vai uma receita de bolo de como fazer um planejamento de vida passo a passo, mas lembre-se: cada caso é um caso, e às vezes nem tudo descrito neste blog irá se aplicar na sua vida ou poderá ser implementado de formas diferentes das aqui exibidas.

Passo 1
Descubra em você mesmo o que você gosta de fazer, aonde você adoraria morar, com que tipo de pessoas gostaria de conviver, em qual área você seria mais feliz profissionalmente.
Este passo requer um bom autoconhecimento e, portanto, para dá-lo você vai precisar refletir bastante sobre a sua própria vida e por quais caminhos você deseja conduzi-la para alcançar seus objetivos.

Passo 2
Depois de se auto descobrir um pouco mais, determine os seus objetivos de vida. Coloque em um papel ou planilha tudo o que você deseja ter, alcançar ou viver, pessoas a conhecer, viagens, sonhos, aquisições, idiomas...

Passo 3
Corra atrás de informações, descubra o que você precisa fazer para que seus objetivos sejam alcançados. Descubra os meios para que você chegue nos fins que deseja. Por quais etapas será necessário passar e quais dificuldades vai precisar vencer e enfrentar por seus sonhos?
Pesquise sobre a evolução da sua carreira profissional, quais cargos irá ocupar e seus respectivos salários médios. Isto é difícil e requer dedicação em suas buscas, já que estas informações sobre cargos e salários não são tão fáceis de serem encontradas e talvez até requeiram conhecimentos prévios na área em que você deseja atuar.

Passo 4
Agora, você precisa aprender mais sobre o que descobriu no passo 3. Pesquise e aprenda quanto tempo leva e quanto dinheiro custa para você fazer tudo o que precisa ser feito até que seus objetivos estejam concluídos.
É claro que há diversas dificuldades na determinação de prazos e preços, por isso a pesquisa é tão importante. Um planejamento sem um bom embasamento e fundamentação não será tão útil quanto poderia ser, levando a datas, metas e objetivos embaralhados e não condizentes com a realidade.

Passo 5
Faça o seu orçamento doméstico, descubra a sua capacidade de juntar e gastar dinheiro ao longo do tempo. Com isso você será capaz de fazer previsões aproximadas de quanto capital vai ter daqui a um ano, dois ou em qualquer época da sua vida.
Claro que para isso será preciso levar em consideração a evolução na sua carreira profissional, seus aumentos de salário, reajustes, promoções e cargos. Considere também o aumento nas suas despesas e a inflação.
Nos aspectos que dizem respeito à acumulação de capital, o aconselhável é que se pense em função do percentual total da receita, assim, com a previsão salarial ao longo do tempo, você saberá quantos por cento da sua receita será necessário economizar por mês para se ter o dinheiro requerido para executar suas tarefas planejadas.

Passo 6
Monte o seu planejamento em um papel (Excel, Project, Primavera são exemplos de ferramentas que podem te ajudar a fazer isso no computador), delimitando prazos e tarefas de acordo com o dinheiro que você calculou ter disponível ao longo de sua vida.

Passo 7
Mesmo após o planejamento estar “concluído” você ainda terá algum trabalho pela frente. Como explicado no ciclo PDCA, de nada vale um planejamento sem controle.
É sem sentido manter e se basear em um planejamento de vida com informações desatualizadas e com objetivos que um dia retrataram as suas vontades, mas que com o passar do tempo foram se modificando e hoje não mais fazem parte do seu futuro.
É neste ponto que estará o passo 7. Ele é responsável pelo controle feito no seu planejamento, e por isso esta etapa deve ser feita periodicamente e deve envolver as etapas anteriores. De tempos em tempos seu plano de vida deve ser checado e modificado de acordo com os seus novos objetivos, com suas descobertas sobre sua carreira, com os valores certos de salários, rendimentos, com as datas mais precisas...
A primeira versão do planejamento feita não será necessariamente a mais certa e, provavelmente não estará levando em conta muitos fatores, que podem ter ficado para trás por esquecimento em um primeiro momento ou mesmo por desconhecimento mais profundo dos assuntos abordados.
Algumas experiências e entendimentos só vêm com o tempo. Não há buscas de internet ou conversa que te façam aprender e compreender em uma só vez tudo que envolverá sua vida nos próximos anos, toda a dinâmica e comportamento das coisas e pessoas a sua volta são imprevisíveis e geram incertezas.
Com o passar do tempo, vários fatores e situações condicionais levadas em conta no seu planejamento virão a se confirmar ou talvez nunca virem realidade, e são estes condicionantes que nos levam a buscar novas maneiras de viver, fazer “planos Bs” e buscar novas saídas para problemas que não haviam sido antevistos.
Enquanto percorremos os caminhos da vida, as incertezas vão se dissipando, descobrimos passagens novas, maneiras novas de se alcançar objetivos, perseguimos novos sonhos, dúvidas ficam mais claras, e temos mais certeza dos passos a serem dados.
Assim, por causa destes diversos fatores discutidos anteriormente, a revisão periódica do planejamento se faz necessária e esta será a única forma de mantê-lo útil e confiável com o passar do tempo.

Nenhum comentário: