quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Lições de Banco Imobiliário

Um dos jogos mais famosos de todos os tempos tem pequenas, mas importantes lições financeiras a ensinar às pessoas. Se algumas regras básicas a serem seguidas no decorrer do jogo, para vencê-lo fossem compreendidas e aplicadas na vida real, provavelmente quem as utilizasse teria suas chances de vencer financeiramente ampliadas. Isto, porque tem, entre outras, a nobre função de educar financeiramente, quem se diverte com ele.

Construindo casas verdes e hotéis vermelhos

Quem já jogou Banco Imobiliário deve saber que a única forma de vencer os adversários e ficar muito rico é investindo o dinheiro recebido nas casas, hotéis e companhias.
No início todos os participantes têm a mesma quantia, que pode ser encarada como um capital inicial economizado a partir dos salários de uma pessoa. Com o decorrer do jogo, assim como na vida real, vão se destacando dos demais os que deram melhor aplicação ao seu dinheiro.
É claro que no jogo conseguir investir seu dinheiro é uma questão de sorte, pois depende se você vai conseguir ou não tirar os números certos nos dados para comprar os imóveis e companhias enquanto ainda estão disponíveis, sem que nenhum adversário tenha passado por ali antes e embolsado tudo.
Na vida real dar boas aplicações para o seu dinheiro não é apenas uma questão de sorte, é antes de tudo uma questão de saber administrar os riscos envolvidos com suas decisões e com os seus investimentos.
Você não precisa necessariamente de ter sorte na vida para ganhar e investir o seu dinheiro, digamos que o que uma pessoa precisa é fazer a sua própria sorte, criar e identificar momentos certos, ser um tanto empreendedora em sua vida, não ter medo de perder, saber arriscar um pouco, dimensionando os riscos envolvidos assim como é feito durante a partida de Banco Imobiliário.
Durante o jogo as pessoas costumam não ter medo de investir, pois as perdas são valoradas com dinheiro fictício, então as decisões tomadas têm menor ou nenhuma influência na sua vida, enquanto que no mundo real as perdas são reais, afetando diretamente seu viver. No mundo real, muitos não encaram algumas oportunidades como chances de se ter lucro, mas sim como uma possível forma de acabar perdendo dinheiro. Existe um medo que segura o espírito investidor, desenvolvedor de soluções, criativo e faz com que este se torne alguém que não acredita em si mesmo nem no seu potencial para fazer a sua própria renda aumentar.
Um bom pensamento: Perdas financeiras provavelmente serão reduzidas e nem mesmo te afetarão se você souber analisar e gerenciar os riscos envolvidos.
Desenvolvendo um pouco mais este pensamento e deixando um pouco o Banco Imobiliário de fora...
Gastar um pouco do seu tempo livre, para incrementar sua educação financeira pode ser bom. Guardar um pouco do seu tempo para seu dinheiro, fazer cursos, ler livros sobre investimentos, buscar informações na internet pode fazer a diferença no seu futuro. Ao saber mais sobre como aplicar o seu dinheiro, os riscos envolvidos diminuem e a tendência de ampliar o seu capital aumenta.
Não que você precise virar um grande investidor, saber tudo de mercado financeiro, do setor imobiliário ou industrial da noite para o dia. Muito longe disso, educação financeira é algo que requer tempo e por isso deve entrar aos poucos na da sua vida. Por isso, também, quando antes começar a se pensar e agir quando o assunto é finanças pessoais, melhor.
...Voltando ao foco do Banco Imobiliário...
No jogo, a cada volta dada no tabuleiro o participante recebe um salário, como se, fazendo uma analogia, já tivesse se passado um mês na vida real.
O que acontece se um jogador fica só dando voltas, gastando o seu salário, pagando tributos aos outros sem aplicar o seu próprio dinheiro?
Certamente ele irá à falência em algumas rodadas enquanto os outros, que investiram seu dinheiro, vão ficar mais ricos. E é exatamente isso que acontece na vida real, ou seja, só ganha o jogo financeiro da vida quem investiu, aproveitou as oportunidades e agarrou-as sem medo de arriscar. Aquele que trabalha pelo dinheiro apenas para pagar as suas contas, provavelmente nunca será um vencedor nem em Banco Imobiliário, nem na vida financeira.
Muitas pessoas gostam de contar com a sorte, elas adoram gastar tudo o que ganham e no final do mês ficar sonhando como seria bom ganhar na loteria, elas só não gostam de pensar em quão baixas são as chances de isso acontecer e que se elas mesmas não traçarem as suas sortes vão ficar pra sempre sonhando com a mega-sena como se fosse a única saída para os seus problemas.
Ou seja, a vida tem um “quê” de Banco Imobiliário até neste aspecto, contar com a sorte ao invés de planejá-la e fazê-la, provavelmente acabará sendo um revés e você acabará não indo muito longe. Trace a sua vida construindo casinhas verdes e hotéis vermelhos, enquanto dá voltas no tabuleiro, ganhando o seu salário e gastando parte do seu dinheiro e seu planejamento financeiro será tão bem sucedido quanto você.

Nenhum comentário: