sábado, 17 de janeiro de 2009

Fatores que Influenciam a Sua Renda - Juros

Os juros estão presentes nas vidas de todos nós, no nosso dia-a-dia ele se faz marcante e salta aos olhos quando efetuamos compras a prazo, ao dividirmos as dívidas para parcelamento no cartão de crédito, crediário, financiamos um automóvel, a casa própria ou qualquer outra coisa que adquiramos.
Atualmente, com a inflação sob controle e economia estável, o acesso ao crédito (leia-se dinheiro emprestado) com juros relativamente menores do que há alguns anos tem impulsionado o crescimento do consumo no mercado interno. Desde um simples liquidificador, até um imóvel de luxo, tudo pode e vem sendo financiado a juros “baixos”.
Por causa deste maior acesso ao crédito, itens mais caros, que eram até então inalcançáveis por uma fatia mais pobre da população, agora podem ser adquiridos sem grandes esforços, como poupar dinheiro ou trabalhar horas extras e sem que o orçamento doméstico fique comprometido.
Assim, a venda e produção de móveis, eletrodomésticos, computadores e outros bens duráveis tende a aumentar, para atender a demanda do mercado interno, gerando mais vagas de empregos para a população nas indústrias e comércio. Mais pessoas trabalhando significam maior poder de compra, o que gera um ciclo de crescimento sustentável.

(Breve explicação da tênue relação entre juros básicos e inflação)
É possível concluir, também, que a taxa de juros pode ser utilizada como um mecanismo regulador do consumo da população, pois quanto maior for esta taxa, mais dificultada será a compra de bens, enquanto que se for menor, mais facilitadas serão as operações de compra e venda. Por isso a taxa de juros tem uma relação direta com a inflação, quanto menor a taxa de juros, maior é o consumo e pela lei da oferta e da procura, se a procura é grande os preços aumentam e a inflação acompanha a subida. Se a taxa de juros cresce, então a demanda diminui e os preços caem, reduzindo a inflação.
Como nada nesta vida é grátis, então devemos procurar saber e entender qual é o preço que pagamos para fazer financiamentos, parcelamentos, leasing, consórcios, crediários, etc. e quem ganha com isso.
Os juros são o valor a ser embolsado por quem promoveu o financiamento, o emprestador, em outras palavras, quem abriu mão de receber o dinheiro hoje, para receber em parcelas pagas ao longo do tempo. Quem paga este preço é quem contraiu o empréstimo ou financiamento e se comprometeu a devolver o montante ao longo de certo período. Podemos entender, então, que ao efetuar uma compra a prazo, pagaremos para a quitação da dívida total, o valor do bem adquirido mais os juros.
Tendo isso em mente, podemos afirmar, então, que os juros é o preço a ser pago para ter acesso adiantado a uma quantia que só estaria disponível no futuro. Dinheiro hoje não tem o mesmo preço do dinheiro amanhã.
Juros devem ser utilizados a seu favor, como uma ferramenta para ampliar a sua renda através de ativos.
Pessoas com uma boa educação financeira se destacam das demais justamente por saberem utilizar o dinheiro que têm para conseguir mais dinheiro. Mas como receber mais sem ter que trabalhar mais?
Para se conseguir isso não existe mistério ou uma ciência oculta, basta que se invista o dinheiro em ativos em instituições financeiras de sua preferência, na poupança, em fundos de investimento, para os mais arrojados em ações, ou ainda, abrindo a sua própria empresa ou comprando imóveis para receber com o aluguel. As possibilidades para investimentos são inúmeras e não se limitam aos exemplos citados anteriormente, ao investidor cabe escolher qual será a opção que dará o maior rendimento no prazo de aplicação desejado.
A ideia é que o dinheiro trabalhe para você e não que você trabalhe para o dinheiro. A afirmação dinheiro traz dinheiro é real e quem investe sabe disso.
Ao investir o seu capital você passa a ser o credor e quem recebe os juros do “empréstimo” ao longo do tempo é você.
Portanto, quanto mais dinheiro se tem investido, existe a tendência de ser maior o retorno financeiro proporcionado pelos juros e assim, maior será, também, a sua renda. Enquanto que, quanto mais dinheiro é devido, maior parte da sua renda estará comprometida para o pagamento de juros.

Para compreender outros fatores que podem afetar a sua renda, siga este link.

Nenhum comentário: