quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Fatores que Influenciam a Sua Renda - Compromisso/Responsabilidade

Outro fator comportamental que está diretamente relacionado com o networking e com a sua renda, não leva em conta como você trata as pessoas ou se relaciona com elas, mas sim como você age em relação ao seu trabalho e estudo.
Ao ser pró-ativo, identificando necessidades no dia-a-dia do seu trabalho e suprindo-as, elevando as suas responsabilidades e com isso ajudando a equipe a qual você faz parte a crescer, você se destacará do grupo. Ser pontual, atencioso, saber respeitar regras, entregar trabalhos dentro do prazo, ter dedicação, fazer tudo o que faz bem feito, com certo nível de qualidade, são apenas mais alguns dos atributos que se deve ter para se diferenciar dos demais.
Estes são apenas alguns exemplos de comportamento que fazem a diferença na sua carreira e até nos relacionamentos. Trabalhos bem feitos e dentro do prazo trazem o foco dos holofotes diretamente para você, te tornam alguém mais respeitado, e fazem com que os outros, inclusive seus chefes te olhem como uma pessoa com maior facilidade de se desenvolver e de lidar com os problemas que lhe são entregues.
A idéia é que tenhamos sempre em mente que as pessoas com quem convivemos hoje podem nos trazer oportunidades brilhantes no futuro, que um trabalho em grupo para alguma matéria da universidade ou na empresa pode fazer com que seus colegas te enxerguem como alguém competente e prestativo, alguém capaz de crescer e enfrentar desafios e responsabilidades. Isso certamente influenciará o seu futuro profissional.
Vamos analisar um exemplo comum:
Você tem colega de trabalho que não demonstra estar associado ao seu grupo, não quer nem saber quando algum problema precisa ser resolvido, vive fugindo das responsabilidades, conversando o dia inteiro com os outros ou ao telefone, deixando sempre o trabalho mais pesado de lado. Então, em um belo dia, você consegue uma proposta irrecusável e vai para outra empresa. Alguns dias depois surge na sua mesa o currículo daquele seu colega de trabalho displicente. Ele terá alguma chance na vaga de emprego? Provavelmente não, porque ele está “queimado” e você e tantos outros sabem que a qualidade e desempenho do trabalho deste cidadão correm o sério risco de não estar à altura da vaga que ele pretende ocupar. Ele estará sempre estagnado e na corda bamba.
Esta situação ocorre também nas universidades, quando você está estagiando e o seu chefe te pergunta se você conhece alguém para fazer parte da equipe, você dará preferência aos seus colegas que são considerados bons, até mesmo porque, ao indicar alguém pra trabalhar contigo ou na sua empresa, você não irá querer ninguém que atrapalhe, mas sim uma pessoa ativa, competente, que tenha algo a acrescentar ao grupo. E o pior, ao indicar alguém ruim você ainda corre o risco de passar a ser mal visto também.
Assim, todos estes fatores que dizem respeito à qualidade do seu trabalho e como você lida com ele, mais cedo ou mais tarde, também poderão fazer a diferença na sua remuneração no final do mês.

Para compreender outros fatores que podem afetar a sua renda, siga este link.

Nenhum comentário: