Conceitos e Definições

Planejamento

Em nossas vidas, para chegarmos aonde queremos, devemos traçar metas a serem cumpridas, definir etapas a serem concluídas e objetivos a serem alcançados.
Uma boa forma de dar o primeiro passo na direção certa a caminho dos nossos alvos é definir que direção é esta. Muitos dizem querer viajar o mundo, comprar carros, serem donos de uma grande empresa, executivos poderosos ou mega investidores, mas antes da realização desses sonhos algumas perguntas precisam ser respondidas: Como conseguir isso? O que é preciso ser feito? Que atitudes ter? E a mais decisiva das questões: Quando?
Existem muitos passos a serem dados antes do fim do caminho, grande parte deles interdependentes. Um bom planejamento deve ser capaz de prever com o máximo de exatidão cada etapa e seus tempos certos, levando em conta os custos envolvidos e seus riscos.
Planejamento é a organização e seqüenciamento de um conjunto de eventos, com o intuito de se alcançar determinado objetivo da forma menos dispendiosa possível.
É através do planejamento que fazemos a ligação do presente com o futuro, pois ao planejar estamos definindo que caminho seguir para realizar nossos desejos.

Controle

Controle é uma função responsável por comparar o que foi planejado com o executado, detectando inconsistências no planejamento e execução e corrigindo os erros da forma mais rápida possível, a fim de alcançar-se o objetivo da maneira menos tortuosa.
O controle, quando bem executado, permite a mudança do planejamento em tempo hábil, para que este não perca a sua eficácia.
Ao planejar, às vezes levantamos hipóteses, lidamos com incertezas e fatores condicionais que podem induzir a erros durante o planejamento e a sua execução. Por isso o controle na hora de checar (vide o ciclo PDCA no próximo post) é tão importante. É por ele que percebemos se nossos atos estão nos levando aonde queríamos inicialmente ou se está havendo algum desvio na rota pré definida, dificultando ou até impossibilitando a realização dos nossos desejos e planos.

Ciclo PDCA

Significado em português e breve descrição de suas etapas:
1ª Etapa: Planejar. Pensar em tudo, antever acontecimentos e definir como e quando cada novo passo deve ser dado, levando em consideração o máximo de fatores externos e internos, capazes de influenciar o andamento do seu plano. Identificar aonde estamos e para onde queremos ir, determinando cada etapa intermediária e seus prazos.
2ª Etapa: Fazer, ou melhor, colocar em prática o que foi planejado anteriormente, seguindo estritamente os prazos e ações previamente definidas.
3ª Etapa: Checar, ou seja, conferir e comparar o executado com o planejado, o que levará à percepção entre as diferenças ou deturpações do que deveria ter sido feito, idealizado na primeira etapa, com o que realmente foi feito na segunda etapa. As distorções devem ser rastreadas e seus erros decorrentes corrigidos
4ª Etapa: Agir, sair da inércia e tomar as atitudes necessárias para corrigir o rumo do que está sendo feito. Nesta fase, o planejamento e as ações são modificadas, para que os objetivos iniciais venham a ser cumpridos. Isso ocorre, porque existe a possibilidade de nem tudo planejado inicialmente dar certo, então replanejamos e seguimos um “plano B”.
Todo o ciclo é repetido até o momento em que os objetivos tenham sido alcançados.

Ciclo infinito:
Planejar>>Fazer o que planejou>>Controlar o que foi feito>>Agir para corrigir>>Replanejar>>Fazer o que replanejou>>Controlar o que foi feito>>Agir para corrigir ...

Estratégia

Estratégia define a seleção e alocação de recursos e competências, faz a conexão das idéias básicas do planejamento com o que ocorre a nossa volta. A partir de observações do meio em que estamos inseridos, da sociedade, das pessoas, seus modos de agir, das mudanças que estão ocorrendo, a probabilidade de errarmos ao fazer nossos planos diminui. Não é possível fazer um planejamento correto sem olhar para o mundo que nos cerca, pois não saberíamos o principal para alcançarmos os objetivos: COMO e QUANDO chegamos neles.
Ao observar, aprendemos com os erros dos outros, ganhamos noção do que é possível ou não e construímos bases para um planejamento sólido, com o mínimo de incertezas. Ao prestar atenção nas pessoas à nossa volta, passamos a ter noção do que fazer e como fazer para chegar aonde queremos. A idéia é que se ganhe experiência sem ter que “apanhar” da vida para isso, que suba baseando-se no caminho certo já comprovado pela experiência de alguém, enquanto busca implementar e aprimorar novas idéias e conceitos, ou pelo menos evitando percorrer o caminho errado, claro que sempre adaptando as lições um dia aprendidas com o contexto atual.

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