domingo, 25 de janeiro de 2009

Fatores que Influenciam a Sua Renda - Falsificação

A relação que existe entre quanto recebemos e produtos falsos não é muito nítida, pois não é direta. Mas é importante, pelo fato de convivermos com isso em nosso dia-a-dia, e não entendermos como isso pode nos afetar.
Produtos FalsificadosGeralmente, produtos falsificados são vendidos ilegalmente, por vendedores ambulantes ou até por lojas (menos comum). Só o fato de existir esta transação ilegal, já faz com que os impostos recolhidos pelo governo diminuam, o que provavelmente, fará com que o cidadão tenha que pagar mais impostos, para compensar esta fatia sonegada dos cofres públicos.
Por trás do produto falsificado, muito provavelmente, existe todo um esquema armado para produção, transporte, logística e distribuição ao consumidor final, que se baseia em subornos e outros crimes, envolvendo, neste ponto, as questões da corrupção e da segurança já discutidas.
Bom, deve ser pensado também que este produto está tomando o espaço de um legalizado, tirando vagas de emprego com carteira assinada do comércio e da indústria. Assim, temos que pessoas subempregadas poderiam ter mais oportunidade de ter um emprego legal, caso houvesse menos falsificação. Assim, seria gerada maior riqueza para os cofres públicos.
Um maior consumo de produtos legais ainda faria com que estes tivessem o seu preço reduzido, já que os fabricantes e comerciantes poderiam diminuir a sua margem de lucro. Apesar disso, a renda manter-se-ia equivalente à anterior (a margem de lucro diminuída seria compensada pelo maior volume de vendas): bom para o bolso de todos.

Para compreender outros fatores que podem afetar a sua renda, siga este link.

Nenhum comentário: