quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Fatores que Influenciam a Sua Renda - Mercado de Trabalho

Os eventos mundiais (políticos, econômicos, culturais, ...) vão alterando dia após dia a lógica do mercado. Assim, em algumas épocas há mais oportunidades de emprego em determinadas áreas do que em outras. Exemplo: as áreas de petróleo e gás estão abrindo muitas vagas hoje.
O mercado também está ficando muito exigente (cada vez mais). Há alguns anos bastava ter a formação no ensino médio (ou até fundamental) para concorrer a boas vagas. Hoje em dia pessoas com curso superior completo disputam vagas de ensino médio, e assim por diante, devido ao número relativamente pequeno de vagas oferecidas. Além disso, os requisitos mínimos estão ficando maiores: ter boas noções de informática e saber mais idiomas, para um mundo globalizado. Diferenciar-se tem ficado mais difícil e o perfil do trabalhador apto a atuar nas empresas está em constante modificação. (Empresas não querem mais profissionais com as mesmas características que tinham há alguns anos atrás, tudo controlado pela a dinâmica do mercado).
No Brasil temos presenciado hoje um aumento do número de vagas. Os profissionais com formação acadêmica (ensino superior) estão tendo mais oportunidades de colocação no mercado, devido à expansão da economia.
Se o Brasil continuar crescendo sem ampliar significativamente a oferta do ensino superior, algumas áreas irão sofrer colapso por falta de profissionais, o que levará a salários exorbitantes. Assim o crescimento do país poderá ser comprometido por falta de pessoal qualificado.
A tecnologia tira vagas de empregos básicos e braçais, gerando outros da mais alta complexidade. Exemplo: robôs nas indústrias automotivas, empregos para quem os projeta e faz a sua manutenção versus desempregos para os peões, ou seja, enquanto ampliam-se as vagas para a força intelectual, diminuem-se os empregos de força física. O que caracteriza um fenômeno de mudança na estrutura das ocupações e até mesmo por isso, os profissionais mais bem qualificados e preparados nas áreas em que a tecnologia é um diferencial de peso têm emprego quase certo.
Um bom momento da economia aquece o mercado de trabalho, levando a aumentar o consumo, o número de pessoas empregadas e a produção das indústrias. Assim, todos os setores crescem e são geradas mais vagas de empregos (círculo virtuoso).
Com a economia ruim, diminuem-se o consumo e a produção, aumentando-se o desemprego (círculo vicioso negativo).
O desempregado precisa de um tempo de recolocação no mercado de trabalho. Às vezes acaba aceitando salários menores para não ficar sem emprego, ou em áreas diferentes da anterior (em forma de bicos ou empregos temporários). Este tempo de recolocação depende da oferta de vagas e do número de profissionais desempregados (oferta versus procura). Tudo depende se o mercado em determinada área está em expansão ou em retração.
Ao se fazer um planejamento de vida a melhor idéia é unir o útil ao agradável, pesquisando que áreas de atuação profissional te agradariam e comparando os retornos financeiros oferecidos por cada uma.
Assim, quanto antes escolhermos qual o caminho certo que devemos tomar, melhor vamos nos organizar para os desafios impostos por nossas carreiras e mais preparados ficaremos para a competição do mercado de trabalho. Se nos fortificamos perante o mercado, então nossas chances de ficarmos desempregados ou termos salários menores são reduzidas, enquanto as chances de ter uma renda maior são ampliadas.

Nenhum comentário: